Catete o meu lugar

Catete o meu lugar

Catete é um bairro da Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Tradicional e histórico, o bairro já sediou a presidência da república brasileira, que ficava localizada no Palácio do Catete (tombado pelo patrimônio público; hoje um museu e o principal monumento do bairro).

Você sabia? O nome Catete é uma referência à principal rua do bairro, a Rua do Catete. Essa rua, por sua vez, adquiriu seu nome devido ao rio que, antigamente, corria paralelo a ela: o Rio Catete. “Catete” é um termo da língua tupi que significa “mata imensa”, pela junção de ka’a (mata) e eté-eté (imenso). “Catete” também designa uma variedade de milho miúdo.

A estrada de ferro Rio d'Ouro

A estrada de ferro Rio d’Ouro

A Estrada de Ferro Rio d’Ouro foi autorizada em 1875 a implantar uma linha férrea, como auxiliar da construção da adutora entre o Caju e as represas do Rio d’Ouro, na Baixada Fluminense. A ferrovia foi construída para auxiliar nas obras de construção das adutoras para o abastecimento de água para a cidade do Rio de Janeiro, de acordo com o Decreto nº 2639 de 22 de setembro de 1875, essas adutoras iriam trazer água desde os mananciais da Serra do Tinguá, na Baixada Fluminense.

A ferrovia tinha por objetivo transportar os materiais e os operários empregados durante a construção das adutoras. Em 1882 a ferrovia foi concluída, sendo aberta ao público em 15 de janeiro de 1883, sendo que os primeiros trens de passageiros começaram a circular, partiam do Caju em direção à represa Rio d’Ouro. Em 1896, passaram a circular com melhor regularidade, até a Pavuna. Mais tarde foi vendida ao Governo pela soma de 778 contos, 600 mil e 664 réis. Inicialmente a estrada tinha uma extensão de 58 km, que seguia paralelamente à Estrada de Ferro Central do Brasil, passando por Benfica, Pilares, Irajá, Pavuna, Brejo, Cava e Rio D’Ouro.

Rio Antigo

Rio Antigo